Dieta não. Saudável sim!

05 outubro 2014

Olá pessoas! Vocês comeram kiwi hoje? Não? Eu também não. 
Hoje eu vim falar sobre um assunto muito importante que atinge várias meninas (e alguns meninos até) o tempo todo: fazer dieta. Um dos maiores erros que nós cometemos é dizer que está fazendo ou vai fazer dieta.
O que é dieta para você? Você vai passar algumas semanas comendo tudo direitinho, tudo saudável, para atingir um meta de certo peso ou medida. Ok, parabéns, mas e depois? Depois que conseguir aquele corpo você vai voltar a comer dois hambúrgueres por dia e uma garrafa de refrigerante? Vai mesmo? Tudo bem, mas engordaria tudo de novo, pior, engordaria o dobro.

Primeiro, vamos entender como nosso corpo funciona
Você está a sua vida toda com um cardápio super liberal, onde entra de tudo um pouco ou algumas coisas mais que outras. Aí de repente, em uma bela segunda-feira, você resolve fazer dieta e drasticamente priva o seu corpo de tudo aquilo que você costumava a comer antes (biscoito, batata frita, pizza, tudo). Então você emagrece rápido porque seu corpo fica carente daquilo tudo, carente, isto é, quando voltar a comer UM hambúrguer, UMA fatia de pizza, seu corpo vai absorve-la com todas as forças e ela vai ficar lá para sempre. Sendo assim, você engorda mais rápido do que emagreceu, e ainda engorda o dobro.

Emagrecer e manter
Para emagrecer e manter tal peso você precisa estabelecer uma rotina, do mesmo jeito que você escova os dentes todos os dias e toma banho, o seu organismo também precisa de uma rotina fixa. Ele não é um brinquedo em que você come e deixa de comer quando quiser. O seu corpo não gosta disso e vai reagir mal.
Então temos que manter uma rotina saudável, não precisa se privar de nada! Nada mesmo. Continue comendo hambúrguer, pizza, sorvete, chocolate... O segredo é a moderação e refeições diárias saudáveis.
O ideal também é ter pelo menos 5 refeições ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e janta. É importante porque seu metabolismo precisa estar funcionando, nosso estômago se entedia fácil e se ficar muito tempo sem ingerir algo o metabolismo vai funcionar mais lentamente.

Substitua ao invés de privar
Se por exemplo você for como eu, que depois de cada refeição precisa ingerir algo doce, ao invés de você comer 5 bolas de sorvete, você pode substituir por iogurte natural. "Ai, mas iogurte natural é ruim", não é não, é só misturar mel ou uma geleia do sabor de sua preferência e colocar no freezer! Tcharam! Um sorvete saudável!
O segredo de se alimentar saudavelmente é o modo de preparo. O que você enxerga como uma folha de alface, pode se tornar algo delicioso. Aprenda a fazer molhos e temperos diversos para incrementar uma salada, coloque amendoim, invente, crie. E tenha certeza de que 50% ou mais do seu prato é verde.

Você se acostuma
Para alguns vai parecer bem difícil no começo. Mas se proponha, se desafie, a adquirir esses hábitos e mantê-los por 3 meses.
• Coma mais produtos naturais
• Evite ao máximo, com toda a sua força vital, produtos industrializados
• Se afaste de gorduras e frituras
• Tente não comer carboidratos complexos*
• Evite doces em geral e açúcar refinado
Eu me mantive com esses hábitos durante 2 meses, e quando achei que eu poderia voltar a comer tudo de novo, adivinha... passei mal. Aí sim você percebe que essas cosias realmente não fazem bem, você só não sente nada porque está acostumada, mas se acostumar seu corpo só com bons alimentos ele vai se sentir mal com qualquer porcaria que você tente tacar dentro dele.

No entanto, isso não significa que você nunca mais vai se deliciar com uma torta, ou com aquelas receitas fáceis de brownie aqui do blog, ou uma batata-frita, ou uma pizza... Você ainda vai curtir tudo isso, só que com menos frequência, com mais moderação. Garanto que você não vai só emagrecer, o seu bem-estar e auto-estima sobem muuuito!

*Sobre carboidratos: há carboidratos que engordam (mais conhecido como carboidratos brancos: arroz branco, pão branco, macarrão, bolo, trigo, etc) e os carboidratos que lhe dão energia (batata, milho, ervilha, aveia, banana, etc). Nunca se prive totalmente dos carboidratos, só dos complexos/brancos. Carboidratos são muito importantes para te manter de pé.

Eu deveria ser nutricionista, só acho haha E ainda assim não consegui falar tudo o que queria, mas com certeza haverá mais posts sobre saúde. O próximo será sobre exercícios físicos.

Um beijo na testa e até a próxima!

18 comentários:

  1. Como eu faço academia, acabo me privando de tudo isso, e ás vezes acabo sentido que meu corpo está pedindo certas coisas, como açúcares e gorduras, é aí onde eu acabo comendo e sentindo culpa. Mas estou procurando melhorar isso, como por exemplo, como carboidratos um dia, doces outro, gordura outro, tudo com moderação. E sem falar que preciso começar a fazer 5 refeições por dia, porque sentir fraqueza no trabalho não é nada agradável... Adorei o seu post!
    xoxo'

    sobreviventeaadolescencianerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Isa, houve uma época que eu me privava de tudo, mas aos poucos guia prendendo que não era necessário, você pisr comer o que quiser, é só moderar :)

      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei o post, muito útil pra mim estou tentando me manter saudável mas ainda tá no começo então está um pouco complicado.
    Blogs: blogsdegirl.blogspot.com.br e sintoniadoesmalte.blogspot.com.br
    Beijos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo vai ser sempre mais complicado. Mas se esforça que os resultados valem muito a pena, e você acaba se acostumando a gostar mais de brócolis do que de salgadinhos, por exemplo kkkk

      Beijos!

      Excluir
  3. Ótimas dicas, é difícil, mas vale a pena o/
    Perdi 7 kgs assim, me reeducando e malhando :D

    Beijos,
    Blog Dress

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Dessa! Perdi 8kg, mas estacionei porque eu não malhava, agora que juntei os dois kkk

      Beijos!

      Excluir
  4. Vou até salvar esse post aqui!
    AMEI! Muito bem!!
    Eu tenho problema na substituição uhsuahsuashuahs. Boa essa do iogurte!!
    Beijos e fique com Deus!
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A substituição é um pouco difícil, e às vezes acaba saindo mais caro, mas inventa! Eu sempre invento kkk

      Beijão ~

      Excluir
  5. Adorei o post. Super legal e ás dicas são ótimas!

    Beijos e fique com Deus,
    Quero SonharFan-page ☮

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre fui magra, não tenho problema de engorda, mas conheço várias pessoas que faz um boa dieta emagrece e como você disse volta a comer tudo de novo. Acho que não precisar fazer dieta e sim troca as coisas que a pessoa comer, por coisas saudáveis. Minha mãe faz saladas de deuses até que odeia ia amar, uma boa dica quem não gostar de alface coloque sempre azeite o sabor ficar uma delícia, sempre coloque azeite na salada, além de ser saudável é uma delícia! As suas dicas foram ótimas...
    Beijos
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Azeite na salada é tudo <3 mas houve uma época que eu enjoei então inventei outros molhos, o meu preferido é o de mostarda com mel. Mostarda com mel é vida! Kkkkk

      Beijão!

      Excluir
  7. Que postagem mais linda e cheia de conteúdo!
    Eu concordo plenamente com você, eu vou até favoritar aqui haha.
    Beijos, e é assim mesmo que devemos levar a nossa vida, com equilíbrio.


    Blog Senhorita Deise | Instagram Senhorita Deise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada Deise *-* haverá mais como estas. Ainda tem muito o que falar kkk
      E é isso aí, equilíbrio não só na alimentação, na vida.

      Beijos!

      Excluir
  8. Amei o post Maggie! Tenho uma alimentação boa (de verdade, juro haha) e confesso que fiquei com muito mais vontade de comer a salada coloridona da primeira montagem do que o crepe cheio de chocolate da segunda! Beijão

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu também kkkk queria muito fazer essa "macarronada" colorida de legumes, deve ficar incrível!

      Beijão!

      Excluir
  9. MAGGIE, ADOREI O POST ♥ Eu sou o oposto da maior parte do povo: queria engordar. Sou bem magrinha, só que de ruim (como de tudo e engordar que é bom necas). Mas como meu médico disse, é porque não tenho hora certa pra comer e por conta dos meus outros hábitos como dormir tarde e afins. De qualquer maneira meu corpo não é uma grande obsessão, mas sem dúvida tratarei de cuidar dele direitinho daqui pra frente ;D Pode metralhar os posts sobre saúde aqui no Fubureba haha Beijão!

    Garotas de Mustache

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você também pode usar a dieta em favor de "engordar", seu corpo vai absorver os nutrientes que faltam e... assim, você vai ~engordar~ mas seu corpo vai ser como ele deve ser: natural. E ainda há a possibilidade de você ser magra por natureza, então sossega aí! kkkk

      Beijão!!

      Excluir

Fique a vontade para comentar, abrir seu coração, elogiar, fazer criticas construtivas e dar sugestões.