Transporte alternativo

11 setembro 2014


Patins, patinete, bicicleta, skate...Muitas pessoas consideram esses itens como "brinquedos". Porém outas, pessoas conscientes, os usam como meio de transporte. O que deveria ser um meio de transporte priorizado, é apenas um meio de transporte alternativo, usado por indivíduos, que muitas das vezes, são chamados de "chatos que querem mudar o mundo".
Esses veículos ( meio de transporte) deveriam ser explorados ao extremo, tornando-se os principais meios de deslocamento.

Se nós pararmos para pensar, veremos que muitos dos nossos trajetos seriam facilmente percorridos com esses transportes alternativos. Então, por que não começamos (sim, eu estou inclusa nesse meio) a usar a bike ou qualquer outro (transporte) da nossa preferência?
Além de reduzir custos financeiros, os transportes alternativos reduzem a emissão de gás carbono (CO²) e ajudam a manter uma vida mais ativa e saudável (nossa e do planeta).
Mas o fato é que somos acomodados, sempre achamos que a culpa é dos outros, nunca é nossa. Entretanto, para começarmos a abrir a nossas mentes, digamos que a culpa é "meio à meio".
Se os GOVERNOS (Federal, Estadual e Municipal) fizessem uma campanha eficaz, coisa que infelizmente NÃO acontece, e investissem em ciclovias, tenho certeza, CER-TE-ZA, que muitos cidadãos começariam a usar transportes alternativos.
Basta dar uma volta na cidade para ver que muitos não estão nem aí para essas novas ideias.
Faltam ciclovias e as que tem estão em péssimo estado, sem sinalizações, demarcações, ou qualquer outro indício que digam que bicicletas, patins, skate, patinete e afins também são TRANSPORTE.
DIVERSOS motoristas acham que as pessoas que usam esses meios de transporte atrapalham o trânsito. Isso mesmo...atrapalham. Essa é a consciência de muitos indivíduos.
Mas, aos que já usam esses transportes, também deixo minha crítica. Muitas dessas pessoas, não respeitam aos outros: transpassam o sinal vermelho, andam na contra-mão, não possuem buzina (ou outro sistema de alerta)...enfim, não respeitam.
Esses não são os únicos meios de transporte alternativo existentes, possuem os aquáticos também.
Em muitas regiões o  transporte se dá pela água. Para distâncias curtas, é possível usar as embarcações a remo ou a vela.
Outras regiões usam transportes mais antigos, porém não menos eficazes. Os equinos são ainda bastante usados para a locomoção ( Mas ao usufruir dos animais, lembre- se dos direitos dos bichinhos. Nada de maus tratos).
Seja qual for o transporte alternativo de sua preferência. Lembre-se que você faz a diferença.
Espero realmente que eu tenha estremecido algo dentro de vocês. Estremecido até bagunçar. E quando vocês forem "arrumar", que arrumem de maneira melhor.

Agora eu te pergunto? E você? Que tipo de cidadão VOCÊ é?
Se formos esperar os outros, as mudanças nunca acontecem. Sejamos os outros para alguém.

4 comentários:

  1. Muito bem!!

    ps: pena que não sei andar de bike, :(

    Beijos,
    Blog Dress

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Ainda está em tempo de aprender.
      Beijos da Mariii

      Excluir
  2. Queria tanto saber andar de bicicleta!
    Espero que não seja tarde!!!
    Espero também, que os ciclistas tenham mais segurança na hora de circular pela cidade, e que eles possam respeitar as leis também! Excelente postagem, gostei do tema.
    Beijos,

    http://senhorita-deise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre está em tempo de aprender. Torço por você. Boa sorte.
      Obrigada.
      Também espero que eles respeitem...
      Beijos da Mariii

      Excluir

Fique a vontade para comentar, abrir seu coração, elogiar, fazer criticas construtivas e dar sugestões.